Segunda - Sexta

08h00 / 18h00

(18) 3322-4741

Tire suas dúvidas!

O que é Descolamento de Retina?

É um problema grave, que pode provocar perda de visão e cegueira. A retina possui um importante papel na visão. É uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho. O sistema ótico do olho foca a luz na retina, esta recebe as imagens e envia-as para o cérebro, através do nervo ótico sob a forma de impulsos nervosos.

O descolamento posterior do vítreo, lesões ou traumas no olho ou na cabeça podem causar rasgaduras ou buracos na retina. As rasgaduras permitem que o vítreo se infiltre para debaixo da retina. O descolamento inicial da retina pode ser localizado ou amplo, todavia se não se efetuar um tratamento rápido toda a retina pode descolar, levando à perda da visão e cegueira.

Sintomas no descolamento da retina

Conhecer e estar atento aos sintomas de descolamento de retina e tomar medidas atempadas é essencial, caso contrário podem ocorrer sérios danos na visão que podem em último caso levar à cegueira.

O descolamento de retina é indolor, mas há sinais e sintomas de alerta que quase sempre aparecem antes do descolamento ocorrer ou avançar.

Os sintomas de descolamento de retina podem incluir a percepção de corpos flutuantes – pequenos pedaços de detritos no campo de visão que se parecem com manchas, pelos, aranhas ou moscas que parecem flutuar na frente dos olhos.

Outro dos sintomas frequentes no descolamento da retina é a percepção de “flashs de luz” no olho afetado. Este fenómeno é chamado de fotopsia.

Outro dos sintomas frequentes é percepção de uma sombra ou cortina no campo visual que vai aumentando à medida que o descolamento progride e finalmente ocorre a perda de visão central.

Descolamento de retina tem cura?

Embora grave, o descolamento de retina tem cura com tratamento adequado.

O tratamento para descolamento de retina é sempre cirúrgico. O tipo de técnica cirúrgica depende do tipo de descolamento. Conheça de seguida a cirurgia. 

Fonte: Saúde Bem-estar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *